O Novo Gol, que corresponde à verdadeira terceira geração, foi lançado no dia 29 de junho de 2008. O modelo teve suas características externas e internas totalmente renovadas em relação a geração anterior, inclusive a plataforma, que passou a ser a mesma de Polo e Fox, esta lançada em 2002 no Polo. Porém, a montadora não adotou a nomenclatura G5 e sim, Novo Gol.
O carro era equipado com motor transversal EA111 em duas opções bicombustível 1.0 e 1.6. Inicialmente, nessa geração, estava disponível apenas com cinco portas, convivendo com a segunda geração reestilizada, chamada geração IV, disponível em três ou cinco portas, nas versões 1.0, Ecomotion 1.0 e Titan 1.0. A linha "geração V" contava no lançamento com sete opções de cores: dois tons de cinza, dois de vermelho, preto, branco e prata. A suspensão traseira era igual à da segunda geração, enquanto a dianteira era mais resistente à torções. A coluna de direção era nova e o câmbio, o mesmo do Fox (com relação do diferencial alongada). Como novidade, além do compartilhamento de plataforma com Polo e Fox, entre os opcionais estavam o airbag duplo (a segunda geração não podia ter airbag para o passageiro) e freios tambor.
Em 2009, o Novo Gol ganhou uma versão automatizada vendida no nome I-Motion, que foi inicialmente lançada no Polo, logo em seguida chegando ao Gol e ao Voyage. O I-Motion é o sistema criado pela Magneti Marelli, usado também pela Fiat, com o nome de Dualogic com diferenças de calibração escolhida por cada loja.