A Meriva é uma minivan compacta fabricada pela Chevrolet no Brasil, pela Vauxhall no Reino Unido e Opel no resto do mundo, ambas então subsidiárias da General Motors. Produzida a partir da mesma plataforma do Opel Corsa pela General Motors do Brasil e Opel, foi lançada na América e na Europa em 2002.
Totalmente projetada na filial brasileira da General Motors, tem motores 1.4 Econo.Flex de 99/105 cv e 1.8 Flexpower, de 112/114 cv. Foi produzida na unidade de São José dos Campos (SP) e em Zaragoza, Espanha.
Feita para para substituir o Opel Corsa Wagon, que apresentava baixas vendas em comparação aos seus principais concorrentes na época (Fiat Palio Weekend, Volkswagen Parati). A Opel Meriva deixou de ser produzida em 2012, devido a entrada da Chevrolet Spin, seguindo o conceito iniciado pela Livina, da Nissan.
A Opel, filial européia da GM, deu todos os créditos da produção do monovolume Meriva para a Chevrolet brasileira, e levou-a para a Europa, fazendo o caminho inverso de outros veículos da Opel, vindos para a Chevrolet brasileira.
Seus concorrentes no Brasil eram Nissan Livina, Citroën Xsara Picasso, Fiat Idea, Honda Fit e Volkswagen SpaceFox.
No Brasil também é usada como viatura policial.
Estão divulgando veículos em nome da RBC. Não caia neste golpe!
A RBC é uma empresa parceira da Galassi Veículos de propriedade da esposa do Junior Galassi e não possui páginas ou divulgação nas redes sociais. No entanto, foi criada uma página falsa no Instagram, com o nome “RBC VEÍCULOS” (rbccomercioveiculos) com anúncio e oferta de veículos de várias marcas.
Qualquer dúvida nos envie mensagem nesse número.